Gatos e Mitologia

Olá =)


Na Casa da Noite, os gatos têm uma grande importância. Deixo-vos então um pouco da sua história e a simbologia dos gatos na mitologia.





"I have studied many philosophers and many cats. The wisdom of cats is infinitely superior." Hippolyte Taine
(Tradução: Eu estudei muitos filosóficos e muitos gatos. A sabedoria dos gatos é infinitamente superior.)

Os gatos têm sido protagonistas de mitos e lendas em todo o mundo. Alguns adoram-os, outros condenam-os. Hoje em dia as pessoas voltam a adorá-los mas não com o mesmo fervor dos anciãos egípcios.
Acredita-se que os gatos estão ligados à magia e a sua sabedoria é maior do que qualquer animal. Nunca poderão ser totalmente domesticados, como o cão, mas criam um laço com o seu "dono" e são leais para com ele. No entanto são donos de si próprios e se quiserem desaparecer durante alguns dias, bem...simplesmente o fazem.
No antigo Egipto, o gato tornou-se um animal sagrado e era considerado como a Deusa da
Fertilidade, Bastet. Mas o gato não representava apenas a fertilidade, na mitologia Egípcia, era o gato que assegurava o nascer de cada dia, guardando os raios do sol no reflexo dos olhos e lutando contra a serpente da escuridão cada noite.
Com a passagem dos tempos, o culto da fertilidade foi degenerado e as religiões pagãs banidas, os gatos foram considerados diabólicos. Na Idade Média, centenas de gatos foram queimados vivos por representarem o demónio, e a mulher que tivesse algum gato era acusada de feitiçaria.
Com os olhos brilhantes e os seus comportamentos, os gatos deixaram de ser símbolos de divindade mas acreditava-se, ainda, que continham poderes mágicos. Assim passaram a ser um símbolo de sorte para uns e azar para outros.
Os gatos também têm grande presença na mitologia Japonesa e Islâmica, entre outros.


Depois desta breve história lanço-vos uma proposta. Deixem-me as vossas opiniões e o que representam para vocês os gatos ;)


Que Nyx vos abençoe!

5 comentários:

joana disse...

Eu tive 2 gatos disseram-me que eles tinham desaparecido. Mas na realidade um tinha sido envenenado e o utro morto por um cão, de forma violenta.
Uma coisa que os gatos representam para mim é a liberdade, pois eles passeiam pelas ruas e acabam por voltar a casa dos donos e criam laços com os donos.
Enquanto os cães (a maioria não todos) se os deixarmos ir passear podem nunca mais voltar. E é muito mais normal vermos um cão de trela do que um gato (nunca vi nenhum).
Bem aqui tá o meu comentário... (eu sei é grande mas o que que eu posso fazer? Nada.)

Que Nyx te abençoe!
Joana

(P.S.-tou a gostar dos teus posts Nes tão interessantes.)

Catarina disse...

gostei mt do post axo k os gatos são os seres mais maravilhosos do mundo são misteriosos mas ao mesmo tempo parece k nos contam coisas fantásticas, tb axo k as pessoas k axam k os gatos são aliados do mal andam totalmente errados eu axo k eles são sábios k estão sempre prontos a agir caso alguém se interfira entre ele e o seu dono (pelo menos o meu gato é assim). De kualker forma o meu gato será sempre o meu maior aliado e amigo :)

JM disse...

Eu adoro o meu gato e criamos um grande laço... quando estou em casa ele segue-me para todo o lado... se vou estudar ele salta para a secretária e deita-se ao pé de mim, se vou lá fora ele vai comigo... Acho os gatos seres misteriosos e com grande sentido afectivo.

Anónimo disse...

Andava à toa a procura de imagens de gatos pretos para tatuar e deparei-me com isto e achei piada ao tema, pois os gatos ainda são motivo de crença e ainda há quem pense que o gato preto esta aliado as bruxarias eu pergunto-me porque o preto?! porque não o branco? Apenas porque a cor branca significa pureza?! E o preto está ligado à morte? Se for por ai é errado porque a "cor" da morte é o roxo e o preto é apenas a junção de todas as cores que existem.
Falando mesmo de gatos eu sou viciada em gatos adoro, principalmente os pretos para mim significam sorte, independencia e sabedoria.
Os gatos são uns seres magnificos a sua junção carinhosa com a de felinos não poderia ser melhor

Cátia disse...

Eu tenho um gato, mas custumo dizer que não sou dona dele, mas sim o contrário. Adoro gatos. São animais magnificos que gostam da noite, são independentes, tem uma agilidade fenomenal,e donos do proprio nariz são criaturas magnificas que deviam ser bem tratadas (existem muitos abandonados). O meu gato é muito independente e gosta de estar descansado sem ninguem o incomodar, mas consegue ser muito carinhoso.


Que Nyx vos abençoe e benditos sejam!