Nyx

Hoje vou-vos falar um pouco da nossa adorada e respeitada deusa. Que como é bastante informação irei postar por duas vezes.

A Deusa grega Nyx é a personificação da noite. Uma das melhores fontes de informação sobre essa deusa provém da teogonia de Hesíodo. Este afirma que a Noite desempenhou um papel bastante importante na mitologia como um dos primeiros seres a existir. Esta era filha de Caos e irmã de Érebo (Escuridão), Gaia (mãe Terra), Tártaro (Terras abismais) e Eros (Amor da criação). Nyx era responsável por dar origem aos filhos divinos, entre eles podem-se destacar Éris (Discórdia), as moiras (Cloto, Lachesis e Atropos), Nêmesis (Ética), as queres (morte em batalha), Oizus (Miséria), os Oniros (Legião dos sonhos), os irmãos gémeos Hipnos (Deus do sono) e Tânatos (Deus da morte). Os referidos filhos foram procriados somente pela Deusa, mas esta também teve filhos de Érebo: Éter, o Ar e Hemera, o Dia.

Espero, ansiosamente, pelos vossos comentários!

Que Nyx vos acompanhe e guie na vossa jornada!

5 comentários:

joana disse...

Tá giro, uma das deusas que eu não falamos em história foi nesta mas eu estava a lembrar-me sempre dela, pois é a minha deusa favorita.
É sempre bom saber-se mais sobre Nyx é uma deusa interessante.

Que Nyx te abençoe!

Nes disse...

Olá Mary!
é muito interessante mas já tinha sido postado. Tens de ter cuidado para ñ postares coisas repetidas tá? e ñ te preocupes, isso também já me aconteceu ;)

Bjs
Nes

mary disse...

Hummm ok obrigado por me avisares e desculpa! Também nem tenho tido tempo para nada, tenho andado num rebuliço tremendo. :( mas obrigada por me avisares! bjitos que Nyx te abençoe!

Nes disse...

de nada Mary =) sempre às ordens
se precisares de alguma coisa diz.

bjs
Nes

Vitor disse...

É senmpre bom aprendermos algo mais sobre a nossa deusa Nyx.

Que Nyx vos abençoe a todos.