TOP 10 - Filmes com Vampiros

Olá pessoal!
Muitas pessoas dizem que estamos na época dos vampiros, pois até já a ficção nacional aderiu a eles (Destino Imortal e Lua Vermelha), mas estes "monstros" já vêm de à muitos anos atrás.

Então deixo aqui um TOP 10 dos filmes de vampiros mais mediáticos do cinema:

#10 MARTIN (George A. Romero, 1977)

Se julgavam que a vida do realizador George A. Romero resumisse apenas a zombies e mais zombies, então estão enganados. A saga Dead é a referência deste autor, mas ele concretizou muitas outras variações do universo do cinema de horror, inclusive a sua própria visão de vampiro, e como prova temos Martin, a história de um jovem homónimo que está convencido que se trata duma dessas criaturas sugadoras de sangue. Uma obra psicologicamente forte e graficamente impressionante.



#09 THE LOST BOYS (Joel Schumacher, 1987)

Antes de se envergonhar a si próprio com as suas versões do Batman, Joel Schumacher havia impressionado meio mundo com este filme de vampiros bem teen de nome The Lost Boys. Isto resulta numa divertida combinação entre horror, aventura e alguma comédia de toques familiares. Com The Lost Boys podemos ainda ver um Kiefer Sutherland jovem como um mortífero vampiro e a dupla Corey Feldman e Jamison Newlande que garante boas doses de humor.



#08 DRACULA (Terence Fisher, 1958)

Christopher Lee, esse senhor do cinema que vestiu a pele de tantos vilões, também envergou a capa negra e encarnou o celebre Conde Dracula numa revolucionária versão dos anos 50. A façanha foi tal que voltou a desempenhar a personagem mais de 11 vezes. A obra de Bram Stoker ficou bem entregue à sua voz fria e sotaque inglês. Dracula de 1958 foi uma prestigiada produção da Hammer Film Productions.



#07 DRACULA (Tod Browning, 1931)

Bela Lugosi foi e ficará marcado como a melhor encarnação do conde Dracula da história do cinema. Lugosi, esse celebre actor húngaro, foi escolhido para interpretar o rei dos vampiros devido à sua experiência na peça de teatro. A produção deste clássico ficou embargada pela dificuldade do actor em falar inglês, as suas falas são na totalidade as mesmas da peça, as quais este conseguiu decorar. Um clássico da raça vampírica.


#06 INTERVIEW WITH THE VAMPIRE (Neil Jordan, 1994)

Adaptação do romance de Anna Rice, um das herdeiras do talento de Bram Stoker, eis um dos filmes de vampiros mais filosóficos e poéticos que se possa imaginar. Realizado por Neil Jordan, um director bem experiente na construção de cenários góticos e de misticismo, oferecem-nos um par brilhante de actores como Brad Pitt e Tom Cruise numa crónica sobre a imortalidade. Mais do que uma simples salgalhada de sangue e terror, Interview With The Vampire é uma fita dramática a não perder.


#05 BRAM STOKER’S DRACULA (Francis Ford Coppola, 1992)

Do realizador de Godfather e Apocalypse Now, eis, tal como o nome indica, a mais fiel das adaptações do original literário de Bram Stoker, a verdadeira historia do temível Conde Dracula. Com um elenco de luxo, cenários góticos com bastante esplendor e um trama que combina o que mais de romântico tem a história do vampiro, não é preciso dizer muito mais do que, que estamos perante num dos mais perfeitos filmes deste género. Uma aventura inesquecível!


#04 CRONOS (Guillermo Del Toro, 1993)

A primeira obra do visionário autor Guillermo Del Toro, uma revolucionária incursão do mundo vampírico que combina um fascinante argumento que retrata a imortalidade de maneira macabra e estilística através de um aparelho que concebe-nos a juventude eterna. Com Frederico Luppi e Ron Perlman nos principais papéis, Cronos é uma invulgar fita mexicana a redescobrir.


#03 THE ADDICTION (Abel Ferrara, 1995)

Abel Ferrara retrata o mundo da droga e da toxicodependência através da figura do vampiro, num filme negro e filosófico, apresentado e aplaudido no Festival de Berlim de 1995. Os Viciosos, sendo esse o titulo traduzido, pode muito bem ser um poderoso drama em que se destaca as magnificas interpretações de Lili Taylor e Christopher Walken.


#02 LET THE RIGHT ONE IN (Tomas Alfredson, 2008)

Com uma estreia discreta no nosso país, talvez devido muito ao preconceito de ser um filme produzido na Suécia, mas tirando isso é inegável a sua beleza narrativa que o depara num patamar diferente no que requer a terror e a fitas de vampiros. A bela história de amor entre uma vampira e um rapaz de 12 anos é de facto notável que a sua inúmera presença em festivais de cinema de todo o Mundo levaram ao mesmo resultado, aplausos e excelentes críticas que choviam constantemente. Para além de exclusividade com essas criaturas da noite, Let the Right One In é um pequeno pedaço de cinema, o qual é muito injustocomparar com o super-comercial Twilight.


#01 NOSFERATU (F.W. Murnau, 1922)

Foi o começo de tudo e um dos marcos históricos do cinema mudo. Nosferatu é uma fiel adaptação do conto de Bram Stoker, mas devido aos direitos optou-se por denominar “Nosferatu” ao pálido vampiro que na sua época de estreia aterrorizou multidões que juravam de pés juntos que o actor Max Shreck era um exemplar vivo dessa raça sanguinária, tal mito foi retratado 80 depois em Shadow of the Vampire (2000) de E. Elias Merhige, o qual o actor Willem Dafoe fez-se passar por Shreck. Sofisticado para o seu tempo e mítico nos dias de hoje, Nosferatu merece o lugar que ocupa neste top completamente sanguinário.

O que acharam? Qual o que vos chamou mais a atenção?
Fico à espera de opiniões.

6 comentários:

joana disse...

O que ficou em 1º merecio. Quer dizer põe as pessoas a jurar a pés juntos que é vampiro até me dá um arrepio na espinha deve estar mesmo assustador o filme. Os filmes do Drácula devem estar muito bons mas ainda não tive oportunidade de ver nenhum deles.

Que Nyx te abençoe!
Joana

Nes disse...

Excelente post Danyela... Parabéns!!!

Bjs
Nes

Lénia disse...

Eu estes ainda não tive a oportunidade de ver, mas outros que vi e que gostei bastante foram "Van Helsing" interpretado pelo Hugh Jackman e pela Kate Beckinsale, os outros foram o "Underworld-O Submundo" e o "Underworld-A Evolução" interpretado também pela Kate Beckinsale e pelo Scott Speedman o terceiro filme desta coleção ainda não tive a oportunidade de o ver!

Unknown disse...

xD não vi muitos desses... Mas amo ver e rever o LESTAT, no "The Queen of the Damned" xD

Nes disse...

Olá Lénia
Eu também gostei muito desses filmes de que falas-t, principalmente do underworld. já vi o 3º da saga e sinceramente gosto mais dos outros 2...está muito giro o filme mas tem alguns erros em relação aos 2 primeiros mas a história está muito fixe.
Destes filmes que a Danyela postou, o que eu gosto mais é o Interview with the vampire, está excelente! ;D

bjs
Nes

Adriana Cahongo disse...

Muito bom mesmo o meu favorito é o INTERVIEW WITH THE VAMPIRE é espetacular! aconselho a todos os fãs d filmes de vampiros.

Que Nyx te abençoe!
Adriana