A cultura Wicca.


Bom dia minhas gárgulas ;)
Tenho um texto sobre a cultura Wicca, mas propriamente sobre a cultura que os Góticos seguem..

Uma religião natural baseada no que se pensa eram as práticas de antigas religiões, especialmente a celta, mais em consonância com as forças da natureza que o cristianismo e outras modernas religiões do Ocidente. Contudo, mais que ver os wiccans como membros de uma religião, é talvez mais certo vê-los como partilhando uma base espiritual da natureza e dos fenómenos naturais. Pois os wiccans não tem escrito a que os ortodoxos devam aderir, nem templos de pedra ou igrejas para adoração. Praticam os rituais em parques, jardins, florestas, ao ar livre. De acordo com uma FAQ da Wicca
"Wicca" é o nome de uma religião contemporânea neo-pagã, largamente popularizada pelos esforços de um funcionário público reformado inglês chamado Gerald Gardner (finais de 40). Nas ultimas décadas, Wicca espalhou-se em parte devido à popularidade entre feministas e outros que buscam uma religião com uma imagem mais positiva da mulher e mais próxima da terra. Como a maior parte das espiritualidades neo-pagãs, Wicca adora o sagrado como imanente à natureza, retirando muita da sua inspiração nas religiões da Europa não-cristãs e pré-cristãs. "Neo-Pagão" simplesmente significa "novo pagão" e vem dos tempos anteriores ao espalhar das actuais religiões monoteístas. Uma boa regra é que os Wiccans são Neo-Pagãos mas nem todos os Pagãos são Wiccans.
Uma boa regra é que não parece haver um conjunto de crenças ou práticas que constituam a Wicca, embora uma regra se destaque: Não causes dano a ninguém, faz o que desejas. Também alguns rituais parecem associar os Wiccans a fenómenos naturais como as estações, solstícios e equinócios. Por exemplo, celebram o verão num rito de fertilidade chamada Beltane. Em vez de rezarem a um deus não natural e para lá da experiência, parecem mais concentrados em ligarem-se à natureza. Os seus rituais parecem metáforas para processos psicológicos. Cantam, dançam, acendem velas e incenso. Usam ervas e podem favorecer ervas em detrimento das medicinas tradicionais. Em rituais de grupo expressam os seus desejos de comunidade. Não fazem encantamentos. Pedem bênções ao norte, sul, este e oeste. Meditam. Não cozinham poções em caldeirões. Rezam aos deuses e deusas da natureza, podendo ser considerados panteístas.
Os Wiccans pensam-se como uma religião da Natureza. Os seus rituais baseiam-se nas quatro estações; os seus símbolos na ligação da vida humana à Natureza. Contudo, penso que os verdadeiros adoradores da Natureza são as estátuas de Pompeia. São eles os que viram a vaga de lava levar os seus, os que foram sugados das suas casas e atirados ao céu do vulcão. São os enterrados nas rachas da terra, devorados por uma paisagem indiferente. Os wiccans cantam ao vento, ao ar, ao fogo e à terra mas caem de joelhos frente ao furacão? Adoram os tornados? Penso que se se tentam ligar às forças naturais criativas, não deviam ignorar as forças destrutivas da Natureza, pois são tão abençoadas e naturais como a lua cheia.
Nenhuma magia wiccan magick para uma inundação, não acalmou os tornados, não acalmou o tremor da terra, nem adormeceu o tsunami. A atracção da wicca pode dever-se à sua posição sobre as mulheres, a sua visão naturalística do sexo, e à promessa de poder pela mágica. É muito popular entre as mulheres, e é tentador dizer que a wicca é a vingança das mulheres por séculos de misoginia e de "genocídio" praticado pelas religiões estabelecidas. Wicca, como a religião celta, permite às mulheres participação total nas suas práticas. As mulheres são iguais, se não superiores, aos homens. As mulheres na mitologia celta são invulgares. São inteligentes, poderosas guerreiras, sexualmente agressivas e lideres de nações.
Finalmente, devemos notar que wicca não está relacionada com adoração satânica. Esta está relacionada com a perseguição de "bruxas" pelos Cristãos, especialmente durante a Inquisição. O espírito da Inquisição, contudo, vive nos corações de muitos devotos cristãos que continuam a perseguir wiccans, entre outros, como adoradores do diabo. Os modernos inquisidores não queimam pessoas. Em vez disso tentam abolir o Dia das Bruxas, livros infantis que falem de bruxas, e qualquer nome, numero ou símbolo que os cristãos associem a Satanás. São as modernas vitimas de rituais satânicos tão iludidas como as bruxas caçadas pelos cristãos ao longo dos séculos que acreditavam que eram mesmo tão diabólicas como os perseguidores diziam que eram? São as wiccans de hoje parte de uma conspiração satânica? Duvido. Se há cristãos a serem abusados por adoradores do diabo, os seus abusadores não pertencem à conspiração religiosa internacional conhecida como Wicca.

Também queria saber se gostam dos meus post's ou não, se tem alguma sugestão para eu melhorar as minhas publicações digam.

Espero sinceramente que gostem.

Que Nix vos acompanhe!!

2 comentários:

Unknown disse...

Eu achei a matéria bem legal...Eu mesma estou aprendo sobre wiccaria e acho que a equipe do blog retratou mtu bem o que é a bruxaria
Bjocas Bianight

Vickye Chan disse...

Gnt eu simplesmente adoroh As Wiccas elas são marah rs
serio a materia ficou muito boa :)
Bjuz meninas :)