O Goticismo

Bom dia pessoal. Para os mais curiosos hoje deixo aqui um texto a explicar a cultura gótica.

Goticismo é uma subcultura, estilo e maneira de pensar. Isso parece bem pretensioso, mas é outra faceta do Goticismo. Umas das principais coisas da cultura gótica é a apreciação pela dicotomia da vida, o contraste entre a luz e o escuro, o bem e o mal, coisas das quais uma não poderia existir sem a outra, e os valores tradicionais de julgamento ligados a estes opostos não são necessariamente verdadeiros.
Os Góticos tem uma tendência de ter um senso de humor perverso e negro, um amor à história, literatura e música. Tentar colocar os góticos em "tipos de pessoas" seria impossível. Os interesses, estilos e suas actividades são as mais diversas possíveis. As vezes, as roupas podem ser uma dica, mas não sempre. Apenas procure por algum sinal de escuridão - este é o factor mais confiável.
A subcultura gótica frequentemente envolve a cena musical, mas pessoas leigas os confundem com punks (pode acreditar). Muitas bandas góticas clássicas, como Siouxsie and the Banshees e Damned foram originalmente consideradas punks. A música não é a única arte dos góticos. Todos os tipos de manifestação artística por parte de góticos são sempre bem-vinda e encorajada.
Muito da cultura gótica é superficial, artificial e pretensioso, e isso não é ajudado pelo fato de muitas pessoas que se consideram "góticos de verdade" repudiam os que eles consideram "posers". Alguns dos jovens que agora se consideram "góticos" sair do Goticismo e ir para outras coisas. Outros não. Outros ainda continuarão, mas sentindo-se estranhos na cultura "normal", e irão redescobrir-se quando encontrarem algo que os lembre da cultura e do pensamento gótico. Mas também existe uma grande parte desta cultura que é rica e pensadora. Os góticos lêem coisas como Dante, Byron, e Tolstoy - não porque eles "devem" ler, mas porque eles querem ler. Também costumam assistir filmes mudos de expressionistas alemães e relatar detalhes como outras pessoas poderiam falar dos filmes de Hollywood. Os góticos normalmente têm discussões espirituosas sobre a evolução da religião e seu lugar na sociedade moderna. Ser gótico é, no fim, uma forma de tribalismo, uma maneira de pessoas que tem interesses parecidos se encontrarem e terem um lugar a qual pertencer. Como a maioria das tribos, os góticos tentam sempre manter fora quem não faz parte desta tribo (os muito pretensiosos e os posers). Mas também pode ser uma tribo muito boa e confortável para aqueles que se encaixam, e cheia de paciência e entusiasmo para aguentar as pessoas que tentam descobrir o que os góticos querem. Os góticos irão continuar mantendo fora os que não pertencem ao seu meio, e aqueles que estão interessados em explora-los por causa do visual diferente e por terem interesses fora do padrão adoptado pela sociedade mas eles também tentarão proteger-se. Para alguém que não acha que eles se encaixam no padrão adoptado pela sociedade, conhecer mais sobre o Goticismo pode ser muito prazeroso.
Os góticos não são muito diferentes de qualquer outra subcultura.Os góticos tem um visual diferente. Eles gostam de coisas que a maioria das pessoas acha questionáveis, desprezíveis ou até complicadas. Eles não se encaixam como pessoas "normais", como eles mesmos dizem. Consequentemente, várias coisas são ditas e estereótipos são criados sobre góticos, os quais na maioria são falsos.



Curiosidades:

• Não são todos satanistas.
• Não pensam que são vampiros.
• Não são perigosos ou violentos.
• Não são obcecados pela morte e por matar.
• Nem todos usam drogas.
• Nem todos os góticos do sexo masculino são gays.
• Nem todas as góticas do sexo feminino são heterossexuais.
• Os góticos tem empregos ou vão a escola, pagam impostos, criam famílias, possuem carros e casas, e são tão produtivos quanto qualquer outra pessoa, se não forem mais.
• Todos tem tendência a algum tipo de arte, mas nem todos são músicos, pintores pretensiosos ou artistas de histórias em quadrinhos assustadoras. Alguns fazem isso, claro, mas outros costuram, fazem jóias, escrevem de novelas a resumos, cozinham, esculpem, tiram fotos, fazem jardinagem, dançam, fazem filmes, fazem jogos, ou ainda escolhem entre centenas de coisas criativas para se fazer.
• Não estão interessados em aterrorizar pessoas (na maioria do tempo), roubar seu dinheiro, corromper suas crianças, ou fazer qualquer outra coisa além de viver da maneira que escolheu.

Desejo um Feliz Natal a todos e que ganhem muitas prendinhas e que todos os vossos sonhos se concretizem.

Que Nyx vos abençoe!

Espero por marcas ;)

1 comentário:

Unknown disse...

Ser gótica ou não ser... Eis a questão! lol

Tenho algumas características de um pouco de todos os perfis da sociedade, não me encaixo em nenhum... Conheço vários seres humanos de tribos bem diferenciadas, e conheço góticos que não se afastam nem afastam as pessoas que não são da "sua tribo"...

Eu na realidade gosto de não ser enfaixada, ter variedade e ser artística ao meu jeito... Tanto sou um amor totalmente benigno entre Salvatore e Emma como a destruição total e avassaladora de Sheftu Nubia e a confiança e força total de Eric...

Tenho de arranjar uma tribo, vou torturar crianças com os meus escritos de 8 e 80! E leva-las para a minha tribo... ahahah

Bem, foi um comentário meio parvo... O.o

Mas pronto, achei interessante o que nos trouxeram por cá desta vez...

Um abraço!