A Deusa Nyx

Aqui fica um pouco da História da Deusa Nyx, espero que gostem ..

A Deusa Grega Nyx era a personificação da noite. Uma das melhores fontes de informação sobre esta deusa provém da Teogonia de Hesíodo.

A explicação é simples. A Noite desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência.

Hesíodo afirma que a Noite era irmã do Caos, o que a torna uma das primeiras criaturas a emergir do vazio. Isso significa que Nyx era irmã de algumas das mais antigas divindades da mitologia grega, incluindo Erébo, Gaia e Tártaro. Dessas forças primordiais sobreveio o resto dos deuses e deusas gregas.

E Nyx era responsável por dar origem aos filhos divinos.
Nyx deu origem a um número de crias. Algumas dessas crianças da Noite eram Éris (a Discórdia ou Altercação), as Moiras (Cloto, Lachesis e Atropos), Nêmesis, a ética, as Queres, a Miséria, os Sonhos e os irmãos gémeos Hypnos (Deus do sono) e Thanatos (Deus da morte). Conquanto esses seres nasceram de deusas isoladas, sem um pai, Nyx também teve filhos do deus Erebus. Dele, a divindade deu à luz Éter, o ar e Hemera, o Dia.

Nyx é uma deusa primordial, nascida do Caos, sendo segunda mais velha filha deste e a segunda criatura a emergir do vazio. Isto significa que Nyx era irmã de algumas das mais antigas deidades do mito grego…

Nyx foi responsável por dar origem a muitos filhos divinos. Personificava a noite como divindade feminina.

Nyx, cuja raiz é o indo-europeu - Trevas superficiais ou A Noite. Habita o extremo Ocidente, além do país dos Cimérios, enquanto Érebo personifica as trevas subterrâneas e superiores ao manto da Escuridão eterna, superiores supremas.

Nyx percorre o céu, coberta por um manto negro, sobre um carro puxado por quatro cavalos negros e sempre acompanhada das Queres.

Homero refere-se a Nyx com o epíteto "A domadora dos Homens e dos Deuses", demonstrando como os outros Deuses respeitavam-na e temiam esta poderosíssima deidade.

Nyx, assim como Hades, possuía um capuz que a tornava invisível a todos. Assistindo assim ao universo sem ser notada.
Nyx aparece ora como uma deusa benéfica que simboliza a beleza da noite (semelhante a Leto), ora como cruel deidade Tartárea, que profere maldições e castiga com terror noturno (Hecate e Astéria).


Nyx é também uma Deusa da Morte, a primeira rainha do mundo das Trevas.

Nyx também tinha dons proféticos, foi ela quem criou a arma que Gaia entregou a Crono para destronar Urano. Nyx conhecia o segredo da imortalidade dos Deuses podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, como ela fez com Crono após este ser destronado por Zeus."
...
"Que Nyx vos acompanhe!"☾


Fonte

Sem comentários: