Os 5 Elementos


Como já vimos em diversas entrevistas, P.C. pesquisou bastante e incutiu grande parte das tradições Wiccanas na sua série. Uma delas, é o ritual da Lua Cheia no Templo de Nyx.

Neste ritual, a Sumo-Sacerdotisa invoca os 5 elementos: Ar, Fogo, Água, Terra e Espírito. Bem vou-vos falar um bocado mais dos elementos, bem como do pentagrama!

Sempre existiu o "mito" do pentagrama ser o símbolo do demónio, isto é a maior mentira que poderia existir. Os wiccanos associam este símbolo (como podem ver na imagem acima) aos 5 elementos!
No livro também podemos ler:

"- O Ritual da Lua Cheia é óptimo. Vais gostar. Ah, quando a vampe traça o pentagrama na tua testa e diz «bendita sejas», só tens que dizer «bendita sejas» também - explicou Shaunee. [...]
- Não quero parecer estúpida, mas o pentagrama não é o símbolo do mal ou coisa assim?
- Eu também pensava assim, até cá chegar, mas isso do mal são tudo coisas que o Povo da Fé quer que pensemos, para que [...] A verdade é que durante milhões de anos, o pentagrama representou sabedoria, protecção, perfeição. Coisas boas. É só uma estrela de cinco pontas. Quatro representam os elementos. A quinta, a que aponta para cima, representa o espírito."

Agora um pouco mais acerca de cada elemento:

Ar

O Ar está associado com os processos mentais, criatividade, sabedoria, as nossas ideias acerca do Universo. O Ar é o poder do movimento e inteligência. Outros atributos são a liberdade, viajar, a energia é projectada.
A côr relacionada com o Ar é o amarelo, a direcção é Este, o seu Arcanjo é Rafael, e os signos associados são: Gémeos, Aquário e Balança.

Fogo

O elemento Fogo está associado tanto aos poderes físicos e espirituais, energia e paixão. Este elemento cria e destroi, a sua energia é muito projectiva e masculina. Ele não existe sem destruir algo, para que este tome outra forma como cinzas, fumo, calor e luz. Por isso tem de ser bem controlado. O seu poder purifica, limpa, dá energia.
A sua côr é o vermelho ou o branco. A direcção é Sul, o seu Arcanjo é Miguel e os signos associados são: Leão, Sagitário e Carneiro.

Água

Este elemento está associado com o subconsciente, amor, religião, intuição, e emoções. A Água é utilizada para purificação, crescimento espiritual, paz, amor, amizades e sonhos. A sua energia é feminina, e simbolizada pela fertilidade e pelo ventre. A sua côr é o azul escuro ou preto.
A sua direcção é Oeste, o Arcanjo é Gabriel, e os signos associados são: Caranguejo, Escorpião e Peixes.

Terra

A Terra é o elemento mais estável. Representa prosperidade, abundância, estabilidade, fertilidade e sabedoria prática. A Terra sustenta toda a vida, é a sua Mãe. A sua energia é também receptiva e feminina. A sua côr é verde ou vermelho.
A direcção é Norte, o seu Arcanjo é Ariel, também chamado de Uriel. Os signos associados são: Touro, Virgem e Capricórnio.

Espírito

Representa o aspecto místico das crenças espirituais, sendo a fonte do amor e compaixão do Homem, de toda a energia. É o domínio das promessas, caminhos e energias ainda por descobrir. Ele é transcendente. Por isso, faz sentido que o Espírito seja o elemento mais importante, sem o qual nada faria sentido. As suas cores são branco, roxo ou preto.
Pouco mais se sabe sobre este elemento, sendo visto por muitos como um novo elemento de uma nova tradição.


Tradução e Adaptação: Casa da Noite
Fonte

Sem comentários: