Critica ao livro Marcada, por David Andrade

Olá Filhos e Filhas das Trevas!

David Andrade escreveu no seu blogue uma critica ao livro Marcada. Digam de vossa justiça.


Marcada é o primeiro da série Casa da Noite, Uma escola de vampiros onde os marcados têm que amadurecer para a transição de humano para vampiro - A mudança. Se o corpo rejeitar a mudança, a pessoa que estiver marcada morre.

Zoey Redbird é uma típica adolescente de Tulsa, onde num dia normal de aulas é Marcada por um Caça. A partir desse momento tem que frequentar A Casa da Noite para não ter o terrível destino se o seu corpo rejeitar a mudança.
A marca que Zoey tem na testa é única, o que revela o quanto é especial... talvez enquanto frequente A Casa da Noite, mudanças irão ocorrer.

O livro mostra as aventuras de Zoey Redbird quando entra e frequenta na Casa da Noite, onde conhece novos amigos mas ao mesmo tempo ganha novos inimigos. O livro é muito original por começar na mitologia dos Vampiros, o folclore que conhecemos actualmente não existe nesta série, sendo substituído por uma abordagem mais juvenil e menos violenta. As pessoas tornam-se Vampiros sendo marcadas (dai o nome do livro) com uma lua no meio da testa. E ao contrario de muitas histórias, os vampiros neste mundo são conhecidos pela humanidade como são "tolerados".
Apesar disso o livro tem uma forte carga religiosa, sendo que os vampiros têm uma religião própria e costumes próprios adorando a Deusa Nyx. E sim, ao contrario no mundo em que vivemos, a sociedade dos vampiros é Matriarcal, onde as mulheres têm um papel mais importante que os homens.

A escrita do livro é muito simples e viciante, fazendo o leitor virar de página e ler o livro inteiro em pouco tempo. A nível de enredo está muito bom, focando na apresentação do mundo dos vampiros. Contém várias reviravoltas mas nada de muito relevante, mas ao contrário de outros livros, existe conflitos desde o inicio da historia, tornando o enredo ainda mais viciante. Contudo durante a leitura reparei que existem vários ecos da saga Harry Potter, porque o conceito de ambas séries são as mesmas: Um/a jovem descobre que é especial e frequenta uma escola onde aprende com os da sua espécie.
Recomendo a leitores que gostaram da saga Harry Potter, pois a atmosfera e estrutura é semelhante; também recomendo quem goste de vampiros apesar das referencias de folclore actuais presentes no livros sejam quase nulas.

Nota: 7.5

O que é agradável: O mundo detalhado dos vampiros. A escola. Nova mitologia de vampiros, apesar de ser muito soft. Uma protagonista é que vulgar (não é uma Supergirl) que comete erros e aprende com eles.

O que é desagradável: Um antagonismo final e o objectivo da protagonista um pouco fraco. Referências sexuais um pouco sem contexto comparando no mundo em que se insere.

David fez também um Vídeo-Análise, vê aqui.

Que Nyx vos abençoe!

Fonte

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Casa da Noite, eu sempre tive uma duvida, quem é o Kalona? será que me podiam esclarecer esta duvida?

Obrigado :) Que Nyx vos Acompanhe e Abençoe, Z.

Katley disse...

Anónimo: O Kalona é uma personagem que aparece no 4º ou 5º livro...